" A tecnologia move o mundo".

Steve Jobs

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

sexta-feira, 31 de março de 2017

NTE tem ações publicadas no site da SED.


O site da SED hoje, 31/03/2017, está com as duas notícias sobre as ações do NTE já publicadas no nosso blog. 
Acessem www.sed.sc.gov.br e verifiquem!
Abraços e bom final de semana!


GERED entrega computadores para escola Indígena em José Boiteux

Escrito por Helena Marquardt – ADR
A Gerência de Educação da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama entregou na tarde desta quinta-feira, dia 30, 12 computadores para a Escola Vanhecu Patté, de José Boiteux, localizada na Aldeia Bugio da Terra Indígena Laklãnõ. Os equipamentos foram adquiridos através de um projeto, elaborado pela Gered em parceria com a Associação de Pais e Professores (APP), e que acabou sendo contemplado pelo Tribunal de Justiça.
A supervisora de Articulação com os Municípios, Isolânia Wippel, lembra que encaminhou o projeto no ano passado, quando atuava como gerente de Educação, e acabou sendo contemplada com o valor de R$ 26.670,000. “Fiquei sabendo dos recursos que o Fórum tinha para investir nos projetos de cunho social e analisando as escolas que estavam com dificuldades pensei na Vanhecu Patté que tinha uma deficiência grande de equipamentos. Em conjunto com a APP elaborei esse projeto e felizmente fomos contemplados”, disse.
O diretor da escola, Rodrigues Pinto Reis, conta que os computadores eram um sonho da direção e dos estudantes. “Felizmente através de um projeto da Gered nós conseguimos esse computadores que serão de grande serventia. Agora os professores têm mais uma ferramenta para trabalhar com os alunos e também será mais fácil porque hoje em dia a informática é tudo. Ela vai contribuir até com a nossa cultura.”
Até então a unidade onde estudam 120 crianças e adolescentes, contava apenas com um computador funcionando para pesquisa e a novidade foi comemorada por todos os alunos. Patrick Vamble Farias da Silva Lima, de 15 anos, lembra que também não tinha computador em casa e a partir de agora o contato com o mundo virtual será mais próximo. “Acho que agora será muito melhor”, enfatizou.
A instalação dos equipamentos já foram instalados pela equipe do Núcleo de Tecnologias Educacionais da ADR de Ibirama e de acordo com Isolânia eles não vão auxiliar não apenas os alunos, mas também os professores. “Hoje eles têm dificuldade de acessar o Professor Online para fazer os registros, seus estudos e seu planejamento de aula, mas essa realidade vai mudar”, finalizou.



NTE de Ibirama faz transferência de computadores e beneficia escola de Dona Emma


Escrito por Helena Marquardt – ADR Ibirama
Se para algumas pessoas um equipamento pode não ser tão importante, para outras ele faria toda a diferença. Pensando nisso, o Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama realizou uma transferência de patrimônio, levando três computadores que não estavam sendo utilizados na EEB João Bonelli, em José Boiteux, para a EEB Maria Angélica Calazans em Dona Emma onde eles vão reforçar a sala de informática e deixar as aulas mais dinâmicas.
A multiplicadora do NTE, Monize Freiberger Leite, explica que ao fazer uma avaliação dos equipamentos de todas as escolas da Rede Estadual da região, o grupo percebeu que alguns computadores na Escola João Bonelli estavam parados e para evitar que eles acabassem sendo danificados por falta de uso ou até ficando obsoletos, decidiram encaminhá-los para uma escola que precisasse. “Então escolhemos a escola Maria angélica que estava com déficit de equipamentos no seu laboratório e tinha poucos funcionando. Esses três computadores, que podem até parecer pouco, já vão atender a demanda da escola porque lá as turmas são pequenas”, disse.
A diretora da escola, Pedrinha Formentin Matiola, contou que na segunda-feira, dia 27, os 140 alunos já puderam utilizar a sala de informática. “Esses computadores já estão sendo usados para pesquisa e realização de trabalhos durante as aulas. Até então isso não era possível”, afirmou.


terça-feira, 21 de março de 2017

Site de E-books do Professor Msc. Ricardo Fernandes Braz

A título de divulgação de conhecimento segue o link do site do professor Msc. Ricardo Fernandes Braz.

https://issuu.com/ricardofernandesbraz/docs/e-book_relatos_do_guia_de_pr__ticas

Um abraço a todos!

Equipe NTE Ibirama.

Multiplicadores do NTE da ADR de Ibirama participam de capacitação

Multiplicadores do NTE da ADR de Ibirama participam de capacitação

Os três multiplicadores do Núcleo de Tecnologias Educacionais (NTE) da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR) de Ibirama participaram nos dias 14 e 15, de uma formação continuada. O curso promovido pela Secretaria de Estado da Educação (SED) em parceria com o Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), abordou o uso de aplicativos educacionais na sala de aula, o ensino híbrido e as plataformas Estudante e Professor Online.
A multiplicadora Monize Freiberger Leite, explica que profissionais de todo o estado participaram, já que muitos assumiram o cargo em 2017 após uma reestruturação. “Lá eles fizeram todo um retrato da tecnologia e nos ofereceram várias oficinas para mostrar como podemos estar levando essas novas tecnologias para que os professores utilizem em sala de aula”.
Segundo a coordenadora do curso e gerente de Tecnologias Educacionais e Inovação da SED, Mônica Renneberg da Silva, o ensino personalizado é compreendido como o emprego de diferentes estratégias que visam promover o desenvolvimento integral dos estudantes. “As tecnologias digitais permitem metodologias de ensino cada vez mais individualizadas, respeitando os interesses, dificuldades e facilidades de cada um”, enfatiza.
Gean Carlos Lunelli, que também atua no NTE de Ibirama, destaca que atualmente a função do núcleo está mais ligada ao caráter pedagógico do que ao suporte técnico. “Nossa função não é simplesmente consertar um computador, mas sim trabalhar com os professores para que eles consigam usar todas as ferramentas tecnológicas em prol da educação e deem um sentido diferente ao conhecimento. Nesta era da informação e tecnologia em que vivemos a escola também precisa evoluir.”
Ademir Schwarzrock, lembrou ainda que foram apresentados novos portais da Secretaria de Educação, vídeoaulas e jogos pedagógicos. “Muitas vezes os professores não utilizam essas ferramentas porque eles não conhecem, mas poderiam facilitar muito as aulas e torna-las mais atrativas”, comenta.
Na capacitação os multiplicadores de Ibirama também firmaram uma parceria com os NTE’s de Rio do Sul, Ituporanga e Taió para trabalhar em conjunto e elaboraram um plano de ação com as prioridades de todas as regionais.



Por:
Helena Marquardt

Assessoria de Comunicação ADR Ibirama
NTE de Ibirama tem novos Multiplicadores

No dia 01 de fevereiro de 2017, assumiram o NTE de Ibirama os servidores Ademir Cristiano Schwartzrock, Gean Carlos Lunelli e Monize Freiberger Leite.

Dentre as funções do NTE seguem as principais:


  • Planejar, coordenar e avaliar a utilização das tecnologias no processo ensino-aprendizagem;
  • Coordenar e dar suporte na manutenção dos equipamentos de informática (computadores, tablets, projetores, etc.);
  • Promover a formação dos profissionais da educação para o uso das tecnologias;
  • Atendimento do Professor On-line/ Professor SC Mobile;
  • Assistência e suporte na Telefonia VOIP /Rede do Governo/Internet do MEC/VSAT;
Desde que assumiram a equipe visitou as escolas que compreendem a 14ª ADR de Ibirama, para fazer um levantamento  do parque tecnológico.
Essa era uma das etapas do Plano de Ação do grupo que será melhorado em Florianópolis na Formação dos NTEs que ocorrerá dias 14 e 15 de março.

A equipe também solicitou às escolas uma pessoa de contato que ficará responsável pelos assuntos envolvidos ao NTE.

Para o mês de maio teremos uma novidade que serão as empresas terceirizadas que realizarão a manutenção e toda assistência técnica aos equipamentos de cada regional.

O contato da equipe é:

47 - 3357 8926 e o ramal VOIP 78926 - E-mail: nteibirama@sed.sc.gov.br


Ibirama, 23 de fevereiro de 2017