" A tecnologia move o mundo".

Steve Jobs

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

terça-feira, 11 de março de 2014

Propostas dos cursos ofertados pelo NTE de Ibirama



CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 60 HS:
UNIDADE 1 - TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
UNIDADE 2 - NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA DE REDE
UNIDADE 3 - BLOG: O QUÊ? POR QUÊ? COMO?
UNIDADE 4 - ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
UNIDADE 5 - COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO?) NA REDE
UNIDADE 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO
UNIDADE 7 - PROJEÇÃO NA SALA DE AULA
UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS
São objetivos específicos deste curso promover capacidades e habilidades relativas a:
· Conceituar tecnologia: se mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade;
· Analisar o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;
·       Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos com­putadores.
 UNIDADE 1 - TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Iniciar a discussão e aprofundar as reflexões sobre as relações entre escola, tecnologia e sociedade. Imer­são na tecnologia: contato com víde­os, fóruns, páginas web. Escolha do tema e problemati­zação: escolha do grupo e do tema gerador. Comunicação desta escolha através da ferramenta fórum.
UNIDADE 2 - NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA DE REDE
Problematização, pesquisa, sis­tematização e produção: Busca por referências digitais relevantes ao desenvolvimento do seu tema foco. Detalhar a problematização (reeditar mensagem inicial ) incluindo links das referências encontradas.
UNIDADE 3 - BLOG: O QUÊ? POR QUÊ? COMO?
Problematização, pesquisa, sis­tematização e produção: Criar o blog do Projeto. Incluindo textos já elabo­rados, os links e imagens, fotos pro­duzidas e selecionados pelo grupo.
UNIDADE 4 - ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
Prosseguindo com o projeto de aprendizagem – continuidade das pesquisas e elaboração dos relatórios. Início da formatação e diagrama­ção do texto do seu relatório de pes­quisa.
UNIDADE 5 - COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO?) NA REDE
A escrita colaborativa do relató­rio do seu projeto – O uso das fer­ramentas de comunicação digital na produção colaborativa.
UNIDADE 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO
Divulgação dos resultados: Co­municar via email a criação do blog do projeto para colegas da sua escola. Enviar os documentos já produzidos em anexo aos emails.
UNIDADE 7 - PROJEÇÃO NA SALA DE AULA
            Apresentação dos resultados: preparar a apresentação final do seu projeto de Aprendizagem, buscando um bom design para o seu documen­to hipermídia. O papel das imagens na apresentação de slides.
UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS
No uso da planilha de cálculo o enfoque será o da instrumentação para o trabalho (cálculo de médias e registro de dados sobre a turma, or­çamentos...) e pequena mensagem para os professores de matemática. Sugerir a possibilidade do seu uso para a gestão do desenvolvimen­to dos trabalhos coletivos (projeto de aprendizagem).

                        

CURSO DE REDES DE APRENDIZAGENS – 40HS:
UNIDADE 1 - CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA
UNIDADE 2 - CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
UNIDADE 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA - CAMINHOS PARA A CIDADANIA

O Curso “Redes de Aprendizagem” tem como objetivos gerais:
·         Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
·         Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e, em especial, como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refle­tiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
·         Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

UNIDADE 1 - CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA
Incentivar a reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens, de modo a nos tornarmos mais afins a uma atuação em conjunto com esses alunos, proporcionando, assim, um uso mais útil e significativo das tecnologias para que eles sejam mais capazes de contemplar seus desejos e necessidades. Iniciar-se na experimentação pessoal de mídias sociais.
UNIDADE 2 - CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
           Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes. Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social. Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
UNIDADE 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA - CAMINHOS PARA A CIDADANIA
Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de se posicionar de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta nova era de tecnificação traz consigo. Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mí­dias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa. Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.

Nenhum comentário: