CURSO DE INTRODUÇÃO À
EDUCAÇÃO DIGITAL – 60 HS:
UNIDADE 1 - TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
UNIDADE 2 - NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA DE REDE
UNIDADE 3 - BLOG: O QUÊ? POR QUÊ? COMO?
UNIDADE 4 - ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
UNIDADE 5 - COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO?) NA REDE
UNIDADE 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO
UNIDADE 7 - PROJEÇÃO NA SALA DE AULA
UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS
São objetivos específicos deste
curso promover capacidades e habilidades relativas a:
· Conceituar
tecnologia: se mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o
potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida
privada e em sociedade;
· Analisar
o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e
aprendizagem;
· Adquirir
competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos computadores.
UNIDADE 1 - TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Iniciar a discussão e
aprofundar as reflexões sobre as relações entre escola, tecnologia e sociedade.
Imersão na tecnologia: contato com vídeos, fóruns, páginas web.
Escolha do tema e problematização: escolha do grupo e do tema gerador.
Comunicação desta escolha através da ferramenta fórum.
UNIDADE 2 - NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA DE REDE
Problematização, pesquisa, sistematização
e produção: Busca por referências digitais relevantes ao desenvolvimento do seu
tema foco. Detalhar a problematização (reeditar mensagem inicial ) incluindo links
das referências encontradas.
UNIDADE 3 - BLOG: O QUÊ? POR QUÊ? COMO?
Problematização, pesquisa, sistematização
e produção: Criar o blog do Projeto. Incluindo textos já elaborados, os
links e imagens, fotos produzidas e selecionados pelo grupo.
UNIDADE 4 - ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
Prosseguindo com o projeto de aprendizagem – continuidade das
pesquisas e elaboração dos relatórios. Início da formatação e diagramação do
texto do seu relatório de pesquisa.
UNIDADE 5 - COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO?) NA REDE
A escrita
colaborativa do relatório do seu projeto – O uso das ferramentas de
comunicação digital na produção colaborativa.
UNIDADE 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO
Divulgação dos resultados: Comunicar
via email a criação do blog do projeto para colegas da sua escola.
Enviar os documentos já produzidos em anexo aos emails.
UNIDADE 7 - PROJEÇÃO NA SALA DE AULA
Apresentação
dos resultados: preparar a apresentação final do seu projeto de Aprendizagem,
buscando um bom design para o seu documento hipermídia. O papel das
imagens na apresentação de slides.
UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS
No uso da planilha de cálculo o enfoque será o da instrumentação
para o trabalho (cálculo de médias e registro de dados sobre a turma, orçamentos...)
e pequena mensagem para os professores de matemática. Sugerir a possibilidade
do seu uso para a gestão do desenvolvimento dos trabalhos coletivos (projeto
de aprendizagem).
CURSO
DE REDES DE APRENDIZAGENS – 40HS:
UNIDADE
1 - CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA
UNIDADE
2 - CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
UNIDADE 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA -
CAMINHOS PARA A CIDADANIA
O
Curso “Redes de Aprendizagem” tem como objetivos gerais:
·
Promover a análise do papel
da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente
tecnificada.
·
Compreender como as novas
mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e, em especial,
como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refletiram na sua relação com
a aprendizagem e com a escola.
·
Compreender o potencial
educativo das mídias sociais digitais.
UNIDADE
1 - CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA
Incentivar
a reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das
nossas crianças e jovens, de modo a nos tornarmos mais afins a uma atuação em
conjunto com esses alunos, proporcionando, assim, um uso mais útil e
significativo das tecnologias para que eles sejam mais capazes de contemplar
seus desejos e necessidades. Iniciar-se na experimentação pessoal de mídias
sociais.
UNIDADE
2 - CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
Identificar
características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também
reconhecida como cibercultura ou cultura das redes. Reconhecer e aprender a
valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia
social. Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
UNIDADE 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA -
CAMINHOS PARA A CIDADANIA
Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de
sujeitos capazes de se posicionar de modo crítico e criativo frente às
profundas transformações que esta nova era de tecnificação traz consigo. Aprofundar-se na busca da
compreensão do potencial e do papel das novas mídias sociais para construção
de uma sociedade mais solidária e justa. Discutir caminhos e alternativas para
uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.
Nenhum comentário:
Postar um comentário