" A tecnologia move o mundo".

Steve Jobs

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

terça-feira, 25 de abril de 2017

Novas tecnologias auxiliam na alfabetização de crianças na Regional de Ibirama

Escrito por Helena Marquardt – ADR Ibirama  

Há alguns anos, a alfabetização de crianças em todo o país era baseada em livros e no conteúdo repassado pelos professores no tradicional “quadro negro” e copiado pelos alunos em cadernos, mas atualmente a realidade da Educação em Santa Catarina vem sendo modificada graças ao uso de novas tecnologias. Hoje estudantes da Rede Estadual de Ensino podem contar com ferramentas como tablets, lousas digitais e computadores e ter acesso a jogos interativos que fazem a diferença na vida escolar das crianças e tornam o Estado uma referência quando o assunto é educação  de qualidade.
Um exemplo positivo de como as novas tecnologias tem ajudados professores e alunos, vem da escola de Educação Básica Orlando Bertolli, em Presidente Getúlio, onde os estudantes do primeiro ano aprenderam a ler e a escrever com o auxílio de jogos que além de divertir garantem resultados expressivos.
A professora Ana Maria Gregolin, explica que a sala de informática é um dos recursos tecnológicos que mais ajudam na alfabetização e que o espaço é utilizado de diversas maneiras, principalmente para pesquisa e para jogos. “Os jogos são muito atrativos para as crianças porque tudo que elas visualizam conseguem gravar mais fácil e quando elas interagem com o jogo nunca mais esquecem. Com esses jogos pudemos perceber a evolução dos alunos, inclusive aqueles que tinham mais dificuldade”, diz.
Gregolin conta que com o tempo, os próprios alunos passaram a ajudar os colegas nas tarefas. “Um estudante que passava de fase ajudava o outro a passar também. Percebemos que tudo que é lúdico e diferente a criança tem um aproveitamento muito melhor. Fizemos os testes de avaliação e nas 18 crianças da sala e percebemos que 10 já tinham assimilado o alfabeto em um curto espaço de tempo”, afirma.
A professora, que atua há 25 anos em sala de aula, ressalta ainda que os professores precisam se adaptar a nova geração que já convive com a tecnologia nos primeiros anos de vida. “Eles são muito ativos e precisamos inovar. Se ficarmos só com o quadro e o lápis a gente não consegue atrair totalmente a criança, temos que unir as duas coisas”, relata.
O pequeno Lucas Eduardo Schurt, de apenas seis anos, também garante que aprende muito mais quando a aula é divertida. “Gosto de jogar esses jogos, é minha atividade preferida e já consigo passar todas as fases. Nesse jogo mostra o objeto e a gente tem que colocar as letras e formar a palavras”, ressalta.
A diretora da escola, Jucimeri Cristina da Conceição Beppler, também acredita que o uso das novas tecnologias que são oferecidas pelo Governo do Estado é fundamental. “O aluno hoje já tem acesso à tecnologia em casa. A maioria dos pais já tem um celular ou um tablet e então essa criança do primeiro ano já chega na escola com esse conhecimento e nós precisamos utilizar essas ferramentas a favor do ensino”, diz.
Estado é referência em Educação de qualidade
Se tratando de Educação, Santa Catarina, tradicionalmente é um dos estados mais bem avaliados pelo Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) seja nas séries iniciais ou finais, com números bastante semelhantes ao de países desenvolvidos e o bom desempenho não é por acaso.
Adalberto Gomes Ribeiro, do Departamento de Tecnologia Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (SED) explica que Santa Catarina desenvolve diversos programas que auxiliam estudantes e que no estado os alunos também tem acesso a equipamentos como tablets, computadores e lousa digitais que tornam as aulas mais proveitosas e atrativas.
Além dos cursos de formações continuada oferecidos regularmente aos professores, os Núcleos de Tecnologias Educacionais (NTE) das Agências de Desenvolvimento Regionais (ADRs) também oferecem capacitações específicas organizadas de acordo com a necessidade de cada escola.
Adalberto revela que em breve Santa Catarina será pioneira no país com a utilização do Google For Education na Rede Pública. O pacote de ferramentas completamente gratuito, que será implantado até setembro, deve otimizar ainda mais o ensino oferecendo ferramentas como email, armazenamento de documentos e fotos,  opções de videoconferências e aplicativos criados especialmente para uso em sala de aula.

Nenhum comentário: