" A tecnologia move o mundo".

Steve Jobs

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

quinta-feira, 29 de maio de 2014

Cursistas do salto para o futuro estão elaborando um tratado de formação de leitores!


Os cursistas do Curso de Formação Continuada do Programa Salto para o Futuro das séries Contos e Recontos e Temas Polêmicos da literatura viram um vídeo com pequenas cenas do filme Hércules onde aparece os doze trabalhos de Hércules e depois receberam um resumo destes trabalhos, depois tinham que criar em duplas ações para incentivar a leitura na escola com base nos trabalhos de Hércules.




Texto base:
Doze trabalhos de Hércules
Filho de Júpiter e Alcmena, Hércules, que era um semideus, sofreu desde o seu nascimento as perseguições de Juno, esposa de Júpiter, por causa dos ciúmes que este provocava com seus romances com mulheres mortais. Em uma ocasião, ela enviou duas serpentes para matá-lo, quando ainda estava no berço, mas Hércules as matou com as próprias mãos.
Como não conseguiu matá-lo, Juno fez com que Hércules ficasse sob as ordens de Euristeus e obrigado a obedecê-lo em tudo. Euristeus fez com que ele executasse façanhas perigosas e que ficaram conhecidas como “Os Doze Trabalhos de Hércules”. Tais trabalhos não poderiam ser executados por pessoas comuns, meros mortais. Eles eram os seguintes:
  1. Matar o Leão que apavorava a cidade de Neméia, e levar a pele até Euristeus. Hércules vendo que não conseguia vitória com sua clava ou suas setas matou-o com as próprias mãos. Chegando a frente de Euristeus, este ficou tão assustado com a demonstração de força de Hércules, que ordenou que as próximas provas de vitória fossem feitas fora da cidade.
  2. Havia um monstro, a hidra de Lerna, que devastava a região de Argos e habitava um pântano perto do povo de Amione. O monstro tinha nove cabeças, sendo que a do meio era imortal, sendo que a cada cabeça que Hércules matava, outras duas surgiam em seu lugar. Com a ajuda de seu servo Iolaus, Hércules conseguiu queimar as cabeças e enterrou a nona, a imortal, debaixo de um grande rochedo.
  3. Outro grande trabalho foi a limpeza dos estábulos de Áugias, rei de Élida, que tinha um rebanho de três mil bois, Seus estábulos não eram limpos há trinta anos e Hércules desviou o curso dos rios Alfeu e Peneu, fazendo-os passar por dentro dos estábulos, limpando-os.
  4. Admeta, filha de Euristeus, desejava muito possuir o cinto de ouro de Hipólita, a rainha das amazonas, que era um povo constituído apenas de mulheres e propensas a guerrear. Hércules foi incumbido de buscar o cinto de ouro e assim o fez, com ajuda de alguns voluntários.
  5. O trabalho seguinte foi levar a Euristeus os bois de Gerião, monstro de três cabeças que vivia na Ilha de Eritéia, da qual Gerião era o rei. Depois de uma longa viagem, Hércules chega à fronteira da Líbia e Europa onde, segundo a lenda, abriu uma passagem no meio de uma montanha, dando origem ao Estreito de Gibraltar (canal que separa a Europa da África). Para consegui os bois, Hércules teve de matar o gigante Eurítion e seu cão de duas cabeças.
  6. Outro trabalho foi colher os pomos de ouro das Hespérides, filhas de Héspero. Os pomos eram maçãs dedicadas à Juno, por ocasião de seu casamento e eram vigiadas por um dragão. Com a ajuda de Atlas, titã que fora condenada a sustentar o firmamento nas costas, Hércules conseguiu as maçãs e entregou-as a Euristeus. Alguns estudiosos acreditam que os pomos de ouro eram as laranjas da Espanha.
  7. Precisou, também, caçar a Corsa de Cerínia, um animal lendário com chifres de ouro e pés de bronze. Por causa da grande velocidade com que o animal se locomovia, Hércules demorou um ano para capturá-la e levá-la a Euristeus.
  8. O javali de Erimanto foi outro trabalho ao qual Hércules se viu forçado a executar. Depois de cansá-lo e capturá-lo vivo, levou- até Euristeus, que ao vê-lo sentiu tanto medo que foi se esconder dentro de um caldeirão de bronze.
  9. No lago Estínfalo, com setas envenenadas, conseguiu matar os monstros cujas asas, cabeça e bico eram de ferro, e que, pelo seu gigantesco tamanho, interceptavam no vôo os raios do Sol. Eram as aves do Lago Erimanto.
  10. Outra tarefa era levar o Touro de Creta vivo até Euristeu. O touro era enraivecido e aterrorizava o povo da ilha grega de Creta, pois Poseidon, o deus dos mares, o havia oferecido a Minos, rei local. Hércules não só capturou-o como, montado no animal, levou-o até Euristeu.
  11. Diómedes, rei da Trácia, filho de Ares, possuía cavalos que vomitavam fumo e fogo, e que, por ordem de seu dono, comiam os estrangeiros que as tempestades jogavam em seu país. Hércules, cumprindo mais um de seus trabalhos, entregou-o à voracidade de seus próprios animais.
  12. Por último, foi incumbido de trazer do inferno, o cão Cérbero, que guardava a entrada do mundo das profundezas. Hades, senhor do mundo inferior, autorizou Hércules a levar o cão, desde que o dominasse sem usar nenhuma arma, o que foi feito e, após mostrá-lo a Euristeus, devolveu-o às profundezas. Assim, viu-se satisfeitos os doze trabalhos de Hércules.


 Resultados da produção:

1 - 
DESAFIO: Matar a “indiferença acomodada” de alguns profissionais da educação em relação à leitura. Hércules vendo que não conseguiria vencer a indiferença utilizando-se apenas das suas forças decide matá-la através da conquista de todos os profissionais da escola para o mundo da leitura, sendo estes, os mediadores responsáveis pelo trabalho com a mesma. O primeiro passo é trazer aos professores um palestrante, alguém que goste do mundo da leitura para encantar e motivar os professores. Os que já possuem o gosto pela leitura neste primeiro encontro podem também fazer socialização de leituras. E, uma vez a cada bimestre todos os professores fazem socialização de suas leituras nas reuniões pedagógicas. Para vencer este monstro, essa acomodação, é preciso que haja continuidade nas ações de leitura. E, que estas ações sejam propagadas, difundidas e socializadas.
 
2-
DESAFIO: Existe um monstro “a negação”, que passeia pelos corredores escolares e habita alguns seres. O monstro tem nove estratégias para impedir a propagação da leitura na escola e fora dela. E, uma décima, a pior delas é “o pessimismo”, pois a cada novo adepto conquistado à leitura, o pessimismo lança duas novas estratégias negativas. Para vencer o pessimismo é preciso que haja formação continuada na área de leitura. Cada ano escolar é um novo processo, um novo desafio e, às vezes, são necessárias novas estratégias de trabalho para conquistar novos leitores. Somente com união, com compromisso e participação de todos é possível combater a indiferença e a negação, colocando-as finalmente embaixo de um grande rochedo chamado: “LER É UM PRAZER”. 

3 -
Trabalho: Foi a limpeza dos estabulos de Algias,rei de Élida,que tinha um rebanho de tres mil bois, seus estabulos não eram limpos há trinta anos,e Hercules desviou o curso dos rios Alfeu e Peneu, fazendo-os passar por dentro dos estabulos,limpando-os
O trabalho dos professores seria a limpeza dos livros não lidos, aqueles que são poucos atrativos, e que não chamam a atençao dos alunos.O professor terá a missão quase impossivel, mas possivel,de intigar estes alunos a lerem estes livros que já estão há alguns anos sem passar pela mão de um leitor.
Primeiro de tudo e o que considero essencial é que o professor seja um leitor e este por dentro da historia,de cada livro que for trabalhar,
Então poderá começar dando uma brevia do livro a ser trabalhado,parando numa determinada parte em que os alunos possam se perguntar “-e o que vai acontecer agora?”Fazendo com que fiquem curiosos.Depois poderá haver um debate onde cada um contará uma possibilidade de desfecho da história.E no final só saberam o que realmente aconteceu lendo o livro.
O professor com ajuda do alunos ,juntos podem criar um painel sobre oque eu li hoje! Assim também dando uma brevia do livro ,instigando-os a procurarem esses livros.Fazendo com que os livros não fiquem esquecidos e só acomulando poeira nas estantes da biblioteca.

4 -
Trabalho: Admeta, filha de Euristeus, desejava muito possuir o cinto de ouro de Hipólita, a rainha das amazonas, que era um povo constituido apenas de mulheres e propensas a guerrear.Hercules foi incumbido de buscar o cinto de ouro e assim o fez, com a ajuda de alguns voluntários.
Os professores tem como objetivo,promover a leitura e com a ajuda voluntaria daqueles alunos que já tem este gosto para leitura, ajudem o professor falando dos livros que já leram para seus amigos,pode ser até num final de aula,o aluno apresentará seu livro para classe .Pois para alguns alunos as unicas pessoas que falam algl interessante são seus amigos .E dessa forma, o professor com a ajuda de alguns alunos busquem novos leitores.

5 -
O trabalho seguinte seria que pudéssemos abrir uma passagem para que a literatura ultrapasse os portões da escola, o aluno passaria a ser o mediador de leitura levando para casa um livro para ler com a família e depois dividir a experiência com a classe (aluno+família).

6 – 
Outro desafio é manter o acesso a biblioteca no horário escolar que por muitas vezes se mantém fechada por falta de pessoa disponível e qualificada para esta função, tendo um acesso limitado ao acervo literário. Com ajuda da equipe escolar (professores, diretores) a solução a curto prazo do desafio seria a montagem de cronograma de atendimento, para que nenhum integrante da comunidade escolar se prive da literatura.


7 - e  8 - PERSISTÊNCIA
Tentar sempre, buscando conforme o perfil do aluno, desenvolver atividades diferenciadas que os instiguem a sentir prazer na leitura. Interagindo entre escola e família. Desenvolvendo atividades extras escolares, pois o hábito da leitura, começa em casa e se desenvolve através das oportunidades apresentadas e trabalhadas na escola. A vida escolar é uma longa caminhada e cabe aos educadores florir o caminho, por ondem seus educandos passam. E o melhor aprendizado se ensina com exemplos, e é assim que se ensina com exemplos, e é assim que marcamos nossa história.

9 -
Os monstros são representados por todas as distrações que o aluno encontra no seu dia a dia e que acabam tirando o foco da leitura. Seu principal representante é a tecnologia (face, whatt, msn...) Mas em vez de "cortar o mau pela raiz", ou seja, bloqueando o acesso a eles, nós estaríamos utilizando estes meios para despertar a vontade e o prazer pela leitura. Como??? Criando de grupos de trocas de experiência e/ou conhecimento (on-line), como indicações, oferecendo um estímulo para uma meta diária apresentar vários temas para leitura até que o aluno descubra com qual se identifica mais, desafiá-los para que leiam uma ou duas linhas por dia, aguçando a curiosidade, e quando perceberem, serão leitores e felizes para sempre. 

10 -
Touro = alunos resistentes a leitura
Euristeu = alunos final de ano aprovados
Hércules = professores
Para passar de ano a turma precisa aprender a gostar de ler, ou seja, obter o hábito da leitura, mas uma leitura só se torna proveitosa quando é interessante e prazerosa. A intenção é criar um espaço harmonioso e aconchegante, destinado a leitura e lá oferecer diversos temas e abordá-los de diferentes maneiras. Exemplo: um dia por semana eles terão aula neste espaço e lá, acontecerá brincadeiras, dinâmicas, enfim, atividades que envolvam a leitura, mas de uma maneira não direta. Outra forma será que, em todas as disciplinas os professores também estarão envolvidos neste processo, usando em suas aulas os mais diversos recursos para instigar a vontade e interesse dos alunos para com a leitura.

11 -
Diómedes - Ignorância - aparecia através dos monstros (pessoas incultas)
Hércules - Cultura que mata a ignorância das pessoas incultas
- Dispor de uma pessoa, que antes da aula e durante o recreio, faça a leitura de diversos livros. Os livros contados ficam dispostos sobre as mesas, acessíveis às crianças.  Livros interessantes automaticamente serão procurados pelas crianças.


12 -
Cérbero - o não leitor - sai do inferno (pelo mundo imaginário instigado pelo professor durante a contação de história), após isso o não leitor volta à realidade e pelo desejo de viajar mais pelo imaginário buscará pelos livros dispostos na sala.



quarta-feira, 7 de maio de 2014

Proposta de Release Aluno Integrado 2014


Estão abertas as inscrições para o Curso de Qualificação em Tecnologia Digital do Aluno Integrado. Participe e construa um futuro melhor. O curso, é voltado para você, que é aluno do 1º ou 2º ano do ensino médio da rede pública estadual de Santa Catarina, e é oferecido pela Universidade Federal de Santa Catarina em parceria com a Secretaria estadual de Educação e o MEC.
O curso foi projetado como uma capacitaçãointrodutório para quem deseja atuar como técnico em informática, especialmente em manutenção de computadores.O curso é totalmente a distância, gratuito e está dividido em quatro módulos, nos quaiso aluno aprenderá sobre educação a distância, história da informática, hardware, manutenção de computadores e sistemas operacionais. O início está previsto para agosto, com duração de quatro meses, e em será preciso realizar atividades presenciais somente nas primeiras aulas, para se familiarizar com o programa e com o ambiente virtual do curso.
Ao final, realizadas todas as atividades, o estudanteganhará um certificado de curso de extensão expedido pela UFSC, Governo de Santa Catarina e MEC, podendo assim iniciar a construção de currículo profissional de excelência.
Acesse o site Aluno Integrado (http://www.alunointegrado.ufsc.br/), clique em INSCRIÇÕES PARA ALUNOSe candidate-se a uma vaga.
As inscrições vão de 12/05/2014 a 30/05/2014.
Conheça mais sobre o curso assistindo aos vídeos disponíveis no nosso canal no Youtube https://www.youtube.com/channel/UCTVIdbY4b01X-EalFi1EYZQ

Curta nossa comunidade no Facebookno endereço https://www.facebook.com/aluno.integrado.9?fref=ts e convide os seus amigos a participarem também.

terça-feira, 6 de maio de 2014

NOVIDADE: Curso do Programa Salto para o Futuro: Literatura e neoleitor. Venha participar!!!




Comunicamos que estão abertas as inscrições para a capacitação do Programa Salto para o Futuro que acontecerá nos dias 22/05, 23/05, 28/05, 29/05, 30/05 e 11/06/ 2014. O tema que será abordado é “Conto, Reconto e Temas Polêmicos na literatura” ”, com carga horária de 40 horas. Convidamos os professores e gestores interessados em fazer esta capacitação que estão em exercício nas Unidades Escolares das redes municipal e estadual. Lembramos que professores e gestores que estiverem em algum tipo de licença não poderão fazer o curso.

O curso será realizado no NTE (Núcleo de Tecnologias Educacionais) de Ibirama/SC na GERED (Gerência de Educação). O horário será de 18:30 h até 22 h, para ter direito ao certificado o cursista deverá apresentar 100% de freqüência e concluir os trabalhos solicitados no decorrer do curso.
A ficha de inscrição está no site http://www.sed.sc.gov.br/secretaria/documentos/cat_view/161-rh/117-sistematica-de-capacitacao , deverá baixar, preencher e enviar para o  
e-mail:  nteibiramacursos@gmail.com
 As vagas são limitadas, serão preenchidas por ordem de chegada no e-mail, você receberá um e-mail respondendo se sua inscrição foi aceita, fique atento aos seus
e-mail.Maiores informações no telefone: 3357 8939 ou 3357 8926 com Rosimeire ou Neusa.
Estamos esperando por vocês!!!!!!!!