" A tecnologia move o mundo".

Steve Jobs

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

Sejam bem-vindos ao nosso blog!

terça-feira, 11 de março de 2014

Propostas dos cursos ofertados pelo NTE de Ibirama



CURSO DE INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL – 60 HS:
UNIDADE 1 - TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
UNIDADE 2 - NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA DE REDE
UNIDADE 3 - BLOG: O QUÊ? POR QUÊ? COMO?
UNIDADE 4 - ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
UNIDADE 5 - COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO?) NA REDE
UNIDADE 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO
UNIDADE 7 - PROJEÇÃO NA SALA DE AULA
UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS
São objetivos específicos deste curso promover capacidades e habilidades relativas a:
· Conceituar tecnologia: se mídias digitais, analisando e reconhecendo o impacto, o potencial e a complexidade da sua inserção na prática pedagógica e na vida privada e em sociedade;
· Analisar o papel das redes digitais na promoção dos processos cooperativos de trabalho e aprendizagem;
·       Adquirir competências básicas para o manejo dos recursos mais usuais dos com­putadores.
 UNIDADE 1 - TECNOLOGIAS NO COTIDIANO: DESAFIOS À INCLUSÃO DIGITAL
Iniciar a discussão e aprofundar as reflexões sobre as relações entre escola, tecnologia e sociedade. Imer­são na tecnologia: contato com víde­os, fóruns, páginas web. Escolha do tema e problemati­zação: escolha do grupo e do tema gerador. Comunicação desta escolha através da ferramenta fórum.
UNIDADE 2 - NAVEGAÇÃO, PESQUISA NA INTERNET E SEGURANÇA DE REDE
Problematização, pesquisa, sis­tematização e produção: Busca por referências digitais relevantes ao desenvolvimento do seu tema foco. Detalhar a problematização (reeditar mensagem inicial ) incluindo links das referências encontradas.
UNIDADE 3 - BLOG: O QUÊ? POR QUÊ? COMO?
Problematização, pesquisa, sis­tematização e produção: Criar o blog do Projeto. Incluindo textos já elabo­rados, os links e imagens, fotos pro­duzidas e selecionados pelo grupo.
UNIDADE 4 - ELABORAÇÃO E EDIÇÃO DE TEXTOS
Prosseguindo com o projeto de aprendizagem – continuidade das pesquisas e elaboração dos relatórios. Início da formatação e diagrama­ção do texto do seu relatório de pes­quisa.
UNIDADE 5 - COOPERAÇÃO (OU INTERAÇÃO?) NA REDE
A escrita colaborativa do relató­rio do seu projeto – O uso das fer­ramentas de comunicação digital na produção colaborativa.
UNIDADE 6 - COOPERAÇÃO PRESSUPÕE DIÁLOGO
Divulgação dos resultados: Co­municar via email a criação do blog do projeto para colegas da sua escola. Enviar os documentos já produzidos em anexo aos emails.
UNIDADE 7 - PROJEÇÃO NA SALA DE AULA
            Apresentação dos resultados: preparar a apresentação final do seu projeto de Aprendizagem, buscando um bom design para o seu documen­to hipermídia. O papel das imagens na apresentação de slides.
UNIDADE 8 - RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS COM PLANILHAS ELETRÔNICAS
No uso da planilha de cálculo o enfoque será o da instrumentação para o trabalho (cálculo de médias e registro de dados sobre a turma, or­çamentos...) e pequena mensagem para os professores de matemática. Sugerir a possibilidade do seu uso para a gestão do desenvolvimen­to dos trabalhos coletivos (projeto de aprendizagem).

                        

CURSO DE REDES DE APRENDIZAGENS – 40HS:
UNIDADE 1 - CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA
UNIDADE 2 - CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
UNIDADE 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA - CAMINHOS PARA A CIDADANIA

O Curso “Redes de Aprendizagem” tem como objetivos gerais:
·         Promover a análise do papel da escola e dos professores frente à cultura digital nesta sociedade altamente tecnificada.
·         Compreender como as novas mídias sociais diversificaram as relações entre as pessoas, e, em especial, como essas mudanças afetaram nossos jovens e se refle­tiram na sua relação com a aprendizagem e com a escola.
·         Compreender o potencial educativo das mídias sociais digitais.

UNIDADE 1 - CULTURA MIDIÁTICA E ESCOLA
Incentivar a reflexão e a busca da compreensão dos fatores que configuram a cultura das nossas crianças e jovens, de modo a nos tornarmos mais afins a uma atuação em conjunto com esses alunos, proporcionando, assim, um uso mais útil e significativo das tecnologias para que eles sejam mais capazes de contemplar seus desejos e necessidades. Iniciar-se na experimentação pessoal de mídias sociais.
UNIDADE 2 - CULTURA DAS REDES: MAPEAMENTOS FUNDAMENTAIS
           Identificar características gerais da cultura contemporânea altamente tecnificada, também reconhecida como cibercultura ou cultura das redes. Reconhecer e aprender a valorizar as aprendizagens que os jovens realizam nos ambientes de mídia social. Avançar na exploração das possibilidades educativas das mídias sociais.
UNIDADE 3 - MÍDIAS SOCIAIS E ESCOLA - CAMINHOS PARA A CIDADANIA
Reconhecer o papel da escola e dos professores na formação de sujeitos capazes de se posicionar de modo crítico e criativo frente às profundas transformações que esta nova era de tecnificação traz consigo. Aprofundar-se na busca da compreensão do potencial e do papel das novas mí­dias sociais para construção de uma sociedade mais solidária e justa. Discutir caminhos e alternativas para uma apropriação crítica e significativa das novas mídias sociais pela escola.

Cursos ofertados pelo NTE de Ibirama, venham se capacitar!



Com cordiais cumprimentos, vimos através deste informar sobre os cursos que serão ofertados pelo NTE – Núcleo de Tecnologias Educacionais de Ibirama no primeiro semestre, são cursos em parceria com o Ministério da Educação (MEC)- E-Proinfo, onde tem a principal função capacitar as escolas para o uso das tecnologias nas escolas. Teremos 4 polos de dois cursos:
1- Introdução à Educação Digital em Presidente Getúlio com carga horária de 60hs divididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014 no período noturno, tutora Roselaine Lídia Schmidt, o curso será na EEB Cecília Ax, primeiro encontro dia 19/03/2014 às 18hs e 30 min.
2- Introdução à Educação Digital em Ibirama no NTE de Ibirama com carga horária de 60hs divididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014, primeiro encontro dia 18/03/2014 às 18hs e 30 min.
3- Redes de Aprendizagens em Witmarsum na EEB Professora Semíramis Bosco, com carga horária de 40hs divididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014, tutora Tatiana Paduin Bittencourt, primeiro encontro dia 20/03/14 às 18hs e 30 min.
4- Redes de Aprendizagens no NTE de Ibirama, com carga horária de 40hs divididos em 4 meses, tendo no mínimo 5 encontros presenciais, curso de março a junho de 2014 no período noturno, primeiro encontro dia 19/03/2014 às 18hs e 30 min.
            Os cursos serão ofertados a gestores e professores da rede estadual e municipal da 14ª GERED de Ibirama, estes cursos são à modalidade semi-presencial, isso quer dizer, metade presencial e outra parte a distância, onde os cursistas tem atividades que deverão ser realizadas a distância e num ambiente virtual (http://e-proinfo.mec.gov.br).
            Estão abertas as inscrições para os cursos acima citados, quem tiver interesse em participar em algum destes cursos podem preencher a inscrição em anexo, assinar, scanear e enviar por e-mail para nteibiramacursos@gmail.com. Os quatro polos têm vagas para 30 cursistas cada polo, onde os trinta primeiros inscritos terão a vaga garantida, a resposta será por e-mail no qual o cursista enviou sua inscrição, lembre-se de identificar o pólo dizendo o curso e a cidade onde vai realizar o mesmo. Maiores informações no BLOG do NTE: http://nteibirama.blogspot.com.br 
            Quaisquer dúvidas liguem no NTE de Ibirama 3357 8926 ou 3357 8939 com Rosimeire, Neusa ou Iracema. Estamos esperando por vocês para ampliarem seus conhecimentos e aperfeiçoar ainda mais suas práticas pedagógicas: Continua a caber ao professor dois papéis: ajudar na aprendizagem de conteúdos e ser um elo para uma compreensão maior da vida. Se o horizonte é o mesmo, os ventos mudaram de direção. É preciso ajustar as velas e olhar mais uma vez a bússola.” (José Manuel Moran).